terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Moxaterapia na pratica e seus benefícios

 

Moxabustão (ou moxaterapia) é uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia vulgaris. O nome em chinês — 灸 - jiŭ (pinyin) significa, literalmente, longo tempo de aplicação do fogo. De história milenar, é originária do norte da China

É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura, sendo amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Acredita-se que seja anterior à acupuntura.



A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou em certas regiões do corpo humano.

Desde 2010 que a acupuntura e a moxabustão estão classificadas pela UNESCO na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade

A combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.

O efeito do calor ou radiação infravermelha se soma a energia yang do corpo potencializando esse aspecto (yang) da energia (chi) podendo inclusive ser conduzido até o seu extremo ou seja a transformação no aspecto oposto da energia (yin). O calor de um dia quente pode ser amenizado com xícara de chá.

Na patologia chinesa as doenças reumáticas são classificadas como doenças do frio, da tristeza e da umidade. O frio patogênico tem características Yin e consome o Qi (Chi) Yang. Predomina no inverno assim como as doenças do frio. Pode ser causado por contração e estagnação ou por exposição ao frio após transpirar, ou ser apanhado pelo vento e chuva.


Apesar da concepção de saúde-doença e tratamento da moxabustuão e acupuntura serem essencialmente semelhantes, não se aplica a moxabustão em todos os pontos de acupuntura.


Aplicação:


Aceso, o bastão funciona como um charuto que deve ser aproximado do ponto ao qual se deseja acrescentar energia.

O calor do bastão de moxa pode ser conduzido através da agulha de acupuntura, por aproximação da pele, ou mesmo queimando a erva diretamente sobre pele (neste caso, nao pode aproximar muito para nao causar pequenas marcas de queimadura)

A técnica pode ser utilizada sozinha ou associada às práticas de acupuntura tradicional



BENEFÍCIOS DO USO DA MOXATERAPIA

Dores musculares.
Relaxamento físico e mental.
Estresse.
Ansiedade.
Constipação.
Insônia.
Dores nos joelhos.
Asma.
Problemas digestivos
Dores nas costas
Resfriado
Sinusite
Problemas menstruais

#estreladouradaterapias @estreladouradaterapais

Agende sua terapia conosco aqui https://linktr.ee/estreladouradaterapias


Nenhum comentário:

Postar um comentário